terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Dica olfativa de cinema

Um bom filme que assisti esse ano ( e pasmem, não foi de madrugada, mas no meio da tarde) foi Perfume - a História de um assassino e tenho que dizer que o filme é no mínimo ousado. Oferece um enredo bem costurado e com um toque de surrealismo e sarcasmo onde não se vê em qualquer película por aí. A plástica não deixa nem um pouco a desejar, onde fotografia e sonoplastia estão em completa harmonia. Pode-se considerar que esse é um audiovisual para se apreciar com o olfato, pois um expectador que se entregue verdadeiramente à história ( ou estória, como preferirem), não apenas se sentirá dentro do filme, mas conseguirá até sentir seus odores.

A história se passa na França do século XVIII e conta a vida de um órfão que nasceu com um olfato hiperdesenvolvido. Vive na miséria até se envolver com a perfumaria. A partir daí passa a viver em busca da produção do perfume perfeito.

Há um interessante dualismo entre o civilizado e o selvagem, o homem e o animal, frieza e sensibilidade. Ao mesmo tempo que Jean-Baptiste tem um caráter subdesenvolvido, animalizado, ele possui uma hipersensibilidade de apreciar os cheiros do mundo como nenhum homem tem. Em sua busca pelo perfume perfeito, onde pouco a pouco ele se torna um assassino, a frieza do animal ao matar sua presa confunde-se com a frieza do cientista ao distanciar-se do seu objeto de estudo.

De uma maneira positiva, é diferente do que se vê normalmente no cinema.


3 comentários:

  1. Um dos filmes mais fodas que eu ja vi...apesar de que alguns torceram o nariz pro final. E amei!

    ResponderExcluir
  2. Sabe? as vezes as coisas mais subestimadas é que são grandiosas.

    tudo depende da ótica de quem vê.

    ResponderExcluir
  3. estou louca para ver esse filme!
    já li o livro!... oh, preciso de tempo para ir ao cinema, tenho deixado passar tantos filmes imperdíveis... resoluções de ano novo!

    beijos mil

    ResponderExcluir