quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

TOP 10 - Filmes Natalinos

O Natal está chegando e para alguns essa época é um terror... não por causa disso ou daquilo, mas por causa da massante programação televisiva de Natal. Não bastasse os programas especiais de fim de ano, os filmes que passam só tem uma mesma temática: O Natal. Redundâncias a parte, nem tudo está perdido. Há uma luz na escuridão e neste post vou montar uma lista dos 10 melhores filmes de Natal. É claro que essa lista será feita rapidamente, pois não vou fazer uma pesquisa super aprofundada para um post diário. Isto é um blog, não uma tese de mestrado. Mas enfim, serei injusto, deixarei uns de fora, talvez coloque outros que não mereçam dentro... Alguns desses filmes não tem necessariamente o Natal como tema principal, mas se ambientam em suas festividades, e este é o meu TOP 10 dos filmes de Natal:
1.Esqueceram de Mim
Tanto o primeiro filme quanto a sequência (que possuem o mesmo formato) são clássicos de Natal. Na minha opinião, foi o filme natalino que mais marcou minha infância. São dois filmes agradáveis e extremamente divertidos, e ainda contam com a participação do grande Joe Pesci atuando como um dos bandidos.
2.Os Fantasmas Contra Atacam
Bill Murray está neste clássico que foi adaptado de um conto de Charles Dickens. Esta história já foi contada no cinema diversas vezes, mas pra mim, a versão com o "ghost-buster" é a melhor, até porque, quando criança eu achava que tinha relação com o filme "Os Caça-fantasmas", afinal, o ator era o mesmo.
3.Duro de Matar
Bruce Willis, ainda de cabelo, estrela esse grande filme de ação daqueles do tipo que não se faz mais hoje em dia. O enredo aborda o espírito natalino de uma maneira diferente do que se vê normalmente. Um clássico empolgante e divertido.
4.Um herói de brinquedo
Arnold Schwarzenegger fez filmes maravilhosos, apesar de não ser o melhor dos atores. O grandalhão conseguiu fugir do estigma de ator de filmes de ação e fez ótimas comédias (sempre com um pouquinho de pancadaria). Eu diria que Um herói de Brinquedo não é a melhor delas, mas é um ótimo filme natalino e tem o selo de qualidade do governador da Califórnia.
5.O Grinch
Sou fã do Jim Carrey desde a minha adolescência. Até hoje, assisti a todos os filmes dele no cinema e curiosamente, a única excessão foi o Grinch. Não acho que esteja entre os melhores filmes do ator, mas é uma adaptação fiel, respeitável e de qualidade de um clássico desenho animado de Natal.
6.Férias Frustradas de Natal
As aventuras de Chevy Chase na pele do pai de família Clark são sempre impagáveis. O Natal dele também não poderia ser diferente. Posso garantir boas risadas. A não ser que você seja uma pessoa amarga.
7.Um Homem de Família
Esse filme com Nicholas Cage e Téa Leoni conta aquela manjada história do homem rico e solitário que se sente vazio no Natal até que, por intervenções divinas ou sobrenaturais, tem a chance de rever seus valores. Dá pra se emocionar.
8.Milagre na Rua 34
Este filme é um clássico da década de 1940 e que foi refilmado nos anos 1990. Estaria melhor classificado no Ranking se não fosse tão manjado. É a história do verdadeiro Papai Noel que vai trabalhar numa loja de brinquedos, mas ninguém acredita em sua verdadeira identidade, exceto uma garotinha. O pobre bom velhinho acaba até indo a julgamento no tribunal. O enredo é bom.
9.O Natal Maluco de Ernest
O atrapalhado Ernest também tinha que ter o seu filme de Natal. E teve. Quem não gosta, tudo bem. Nem todo mundo é obrigado a gostar do Ernest. Não serão amargos por isso.
10.Eduardo Mãos de Tesoura
Este clássico de Tim Burton, pelo que me lembro, não é propriamente um filme de Natal. Entretanto, todo o seu visual, sua plástica, sua ambientação, nos transporta a uma dimensão natalina. Com certeza é o melhor filme desta lista, mas coloquei em décimo porque não tenho certeza se é propriamente de Natal.
Quem achar que fui injusto, me esqueci de algum filme ou supervalorizei outro, não deixe de comentar.
P.S. Não adicionei filmes iranianos, europeus, orientais e afins. Então os pseudo-intelectuais que me perdoem... sei até que tem um ótimo filme italiano... mas enfim... comentem...

4 comentários:

  1. Rs.......não entendi porque o Duro de Matar, bom eu adorei aquele desenho gráfico bonito, de trem que o Tom Hanks faz a voz, não sei se era Expresso do Oriente, e ET, sempre assisti no Brasil.

    Mas a lista tá ótima.

    Um que eu não aguento mais assistir mas realmente está no lugar certo (primeiro) é Esqueceram de mim mesmo.

    Tadinho, o Macaulay perdeu a irmã, você viu?

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito do Heroi de Brinquedo e adorei que botou ele na lista. Historias com fantasmas ou algo do tipo "onde esta seu espirito de natal?" sao legais tb.

    Mas tipo...aquele especial da Xuxa hj tava foda de ver...eu e minha mae fomos pro quintal e a tv ficou pras paredes.


    beijo!

    ResponderExcluir
  3. Acabei de constatar que fui injusto he he
    Passou agora na TV o filme Encurralados no Paraíso, com Nicholas Cage, Dana Carvey e Jon Lovitz... sim, aquela história dos três assaltantes de banco que depois acabam se envolvendo com as pessoas da cidadezinha... lembram-se? Mas enfim... me esqueci.

    E aqui em casa me proibiram de assistir o especial da Xuxa he he

    ResponderExcluir
  4. adorei a lista!!!!!

    relamente, esqueceram de mim é um clássico do natal!! lembranças mil foram despertadas... ehehhehehe

    beijosssssss

    ResponderExcluir