segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Três vivas para Hugo Chavez


Hugo Chavez ganhou mais um referendo e agora poderá se reeleger para todo o sempre. O povo reclama que já foram 15 eleições em 10 anos. Mas afinal, não é isso a democracia?

Alguém dirá que ele manipula as eleições e utiliza a máquina do governo pra campanha. Mas afinal, não é isso a democracia?

As eleições na Venezuela não são tão justas quanto a de Lula ou de Obama?

Alguém tinha dúvida que o Hugo Chavez iria conseguir vencer mais uma? Ou alguém tinha dúvida de que o Obama seria eleito? Afinal, o que é mais justo? O que é mais democrático? Fazer 15 eleições em 10 anos e ficar se reelegendo? Ou fazer uma eleição confusa com delegados e colégios eleitorais, onde o voto de um estado vale mais do que o de outro? Imagina que merda você ser de Iowa e ter o seu voto valendo menos do que o da Califórnia? Se o voto de São Paulo valesse mais do que o do Acre, será que o Lula teria conseguido ser eleito? O que é a democracia? Não é isso tudo? Quem é mais democrático? Quem é mais democrata? Hugo Chavez precisa de anos para fazer a Revolução Socialista. Só não avisaram ele que revoluções ocorrem da noite pro dia. O que ele quer fazer é transição. E Revolução é uma troca de classe no poder. É difícil... porque sempre trocam uma elite por outra. Agora... ninguém pode dizer que Hugo Chavez não é um arauto da democracia... afinal, não é isso a democracia?




Não tem chororô. O jogo acabou. Zás.

2 comentários:

  1. Achei essas indagações muito coerentes. Pensando bem talvez democracia seja ainda algo utópico.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. A democracia não existe se uma pequena parcela tem poder sobre a grande parcela... Poder de manipular e ninguém sequer saber se foi manipulado... Ninguém prova nada... Exaltando o sentido real do termo "democracia", qualquer indício de falcatrua é mera especulação...

    ResponderExcluir