quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O Segredo do Universo


O mundo gira num piscar de olhos.

Um piscar de olhos demora entre 100 e 150 milésimos de segundo. (Ou se preferir, entre um décimo e 15 centésimos). A Terra gira em torno de si mesma na velocidade de aproximadamente 1600 km/h na linha do equador, sendo que esta velocidade diminui no sentido dos pólos. Então se em um segundo a Terra se move uns 500 metros, num piscar de olhos nos movemos entre 50 e 75 metros de distância. Isso só considerando o movimento de Rotação da Terra. Mas Einstein dizia que não existe referencial parado, então se considerarmos também o movimento de translação que é de 30 km/s, nos movemos entre 3 e 4,5 quilômetros num piscar de olhos. Mas se considerarmos também o movimento do Sol e da galáxia no universo... não importa. Estamos pisando no chão. Parados. No mesmo lugar.

O tempo passa com um piscar de olhos. Nossos amigos envelhecem, alguns ficam ricos, outros pobres, alguns engordam, outros emagrecem. Gente adoece, gente morre, gente nasce. E nós estamos lá. Iguais, parados, no mesmo lugar. Porque ainda somos os mesmos.

Uma figura estranha chama a minha atenção interrompendo o meu devaneio. Primeiro pensei que fosse algum deficiente físico. Depois achei que estava bêbado. Não sabia se ria ou se me compadecia. Não dava para dizer com certeza se aquilo ali era uma demonstração de fraqueza ou de força de vontade. De dor ou de fuga. Se aquele indivíduo era responsável por sua condição ou estava apenas lutando contra as barreiras que o meio lhe impôs. Um senhor de idade passou fazendo cooper no sentido oposto. Um casal atravessou a rua e passou por mim discutindo. Ameaçou chover e a minha cachorra ficou assustada. Ventou. Não choveu. Pisei em falso e me desequilibrei. Até que ponto era responsabilidade minha?

O mundo continuou a girar.

3 comentários:

  1. POrque a cara da Milú ta estranha no desenho?

    Algumas responsabilidades são impostas, outras são da gente se a gente quiser e achar necessário...cabe a nós saber qual é qual.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Fala Paulo. Cara, é o seguinte: Fui convidado por alguns blogueiros para participar do meme, onde vc recebe uma caricatura. Tô te indicando. Qualquer coisa passa lá pra comentar? Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Paulo, vc é caricarista é? Se foi vc que fez toda essas ilustrações, vc é um cara que desenha muito bem em?

    ResponderExcluir