quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Triste Retrato


Saulo de Castro Abreu Filho, atual Secretário Estadual dos Transportes e Logística, ex-Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, teve sua casa invadida ontem por ladrões armados e ficou 3 horas em poder dos bandidos, junto com suas filhas.

Lamentável? Não acho. É irônico.

Quem trabalha nas secretarias do Estado está cansado de ver os figurões chegarem e se apropriarem do bem público e torná-los bens particulares. Secretários chegam para servir ao Estado, mas se servem dele, de seus recursos e de toda a sua infraestrutura. O bem público se torna algo secundário diante de egos, vaidades, megalomanias. O Estado passa a servir para fins políticos e lamentavelmente é fácil constatar que não existe administração pública. Existe o uso da máquina do Estado para fins pessoais, como por exemplo ajudar uma empresa X a lucrar mais ou ajudar um candidato Y a se eleger.

Mas o episódio mostrou que esses seres não são tão inatingíveis quanto pensam. O cara que era o bam-bam-bam da segurança pública, mesmo com seus investimentos particulares em portão eletrônico, câmeras de vigilância, cerca elétrica e bairro nobre, foi vítima ou da própria incompetência como Secretário de Segurança Pública ou do sistema ao qual se utilizou para mamar.

Quem trabalha nas secretarias também está cansado de ver esses figurões colocarem sua prole incompetente em cargos de altas responsabilidade e remuneração. Isso faz com que eu também não tenha tanta dó assim das meninas, que apenas ficaram reféns de um sistema ao qual elas mesmas podem estar ajudando a construir.

Que fique claro que em nenhum momento acusei o Secretário Saulo de Castro de nada. No máximo de incompetente. Quanto às irregularidades que apontei, sabemos que acontece em qualquer lugar... todo governo tem um caso de caixa 2 aqui, corrupção ali, nepotismo acolá. Não precisa ser necessariamente o caso das secretárias sob as quais Saulo de Castro esteve à frente. Mas pelo fato dele ter sido o homem da segurança pública, tudo isso se torna mais poético e ele serve de bode expiatório.

Um comentário:

  1. boa foto...seria bem legal ele tb viajar nos ônibus cheios de baratas, que tal?

    ResponderExcluir