segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Vitória limpa...


Não. Não estou me referindo a uma suposta falta de higiene da ex Spice Girl e atual Sra. Beckham. Tampouco quero protestar sobre a má qualidade dos serviços de saneamento da capital do Espírito Santo. Mas primeiro vou utilizar um tema extremamente saturado nos últimos meses para preparar a cama para o ponto onde quero chegar.

A campanha eleitoral tucana começou detonando. Os caras acusavam aqui, atacavam acolá. Agressividade à flor da pele. Dois pés no peito num dia, rondhouse kick no outro. E o PT demorou pra contra atacar e entrar no jogo sujo. Não sei qual teria sido o resultado das eleições presidenciais se a campanha petista não tivesse perdido a razão e respondido à agressividade com violência também. Legítima defesa? Bom, é fato que grosseria foi o principal fator para explicar a queda de Serra nas intenções de voto. Mas será que se o PT tivesso matido a postura digna de, em vez de atacar os podres do adversário, mostrar suas propostas de governo, teria Dilma ganho os pleitos? A vitória foi limpa? Não sei, mas a de Serra não seria.

Mas o assunto não é esse. Eu quero é falar de Fórmula 1, afinal, ontem foi o Grande Prêmio do Brasil, aqui em São Paulo, lá no bairro de Interlagos. Apesar dos brasileiros não estarem competitivos nesta temporada, o ano se configura como o mais inusitado do ano. Impossível dizer quem será campeão. Imprevisibilidade total que tornou 2010 o mais competitivo dos anos. Sim, até mais do que aquele 2008 que Nelsinho deu de cara com o muro e Felipe Massa perdeu o título para Louis Hamilton por apenas um ponto. Neste ano, voltou o fantasma do jogo de equipes. A Ferrari, escuderia mau caráter, deu ordens para Massa deixar Alonso passar. Massa cumpriu. Mas isso lá no meio da temporada. A Red Bull Racing, por outro lado, sempre disse que não faria jogo de equipes. Louvável, mas contestável, já que seu segundo piloto, Marl Webber, estava ganhando mais destaque do que o companheiro Vettel, queridinho da escuderia. É feio fazer jogo de equipe em início ou meio de temporada, como fez a Ferrari este ano e como costumava fazer na época de Rubinho e Schumacher. Mas é estupidez não fazer, do modo como a Red Bull está não fazendo já no final do campeonato. O fato de ontem em Interlagos a RBR não ter feito o jogo de equipes pode ter entregado o título de bandeja pro espanhol Fernando Alonso. Se o mimadinho for campeão terá sido uma vitória limpa? Se Webber ou Vettel ganhar sim, já que não houve jogo de equipes. Mas será que a Red Bull não teria dado preferência a Vettel, como não deu a Webber, se ele tivesse na frente do companheiro no campeonato? Bom, a posição digna da Red Bull, que a essa altura me parece burrice, no final das contas não passa de extremamente contestável, mas ainda burra. E eu? Fico aqui na torcida pela zebra australiana.

Um comentário:

  1. Jogo sujo dentro e fora da corrida (presidencial ou no autódromo). Tentaram assaltar Button e jogaram a bolinha de papel mais pesada do mundo na cabeça do Serra.

    Prof. Janderson Council
    jandersoncouncil@gmail.com
    www.blogdoescroto.wordpress.com
    @blogdoescroto

    ResponderExcluir