A extorsão está sendo institucionalizada. Mas o que é extorsão?
É a prática de se conseguir dinheiro de alguém mediante a alguma ameaça implícita no discurso ou contexto, onde, caso a pessoa não ceda, ela pode sofrer violência ou constrangimento.
Isto já é algo tão frequente que as pessoas acham normal. E hoje não estou me referindo aos flanelinhas, que já invadiram todo o país. O post não é referente aos malditos guardadores de carros, mas sim aos estabelecimentos chamados restaurantes.
A primeira cena do filme Cães de Aluguel de Quentin Tarantino mostra os personagens em uma lanchonete discutindo a questão da gorjeta numa das mais belas filosofias de botequim já vistas.
Não é a primeira vez que acontece comigo. Fui a um restaurante, comi uma comida cara pra caralho, paguei o valor e o funcionário do estabelecimento disse que faltava X. Eu disse que estava certo. Ele insistiu que faltava X referente ao serviço. Perguntei se o serviço era obrigatório. Ele disse que não. Então eu disse que não pagaria o serviço. Ele perguntou o porquê e questionou se eu tinha sido mal atendido. Respondi que não (até o momento) e completei dizendo que eu não pagava serviço porque a comida já era suficientemente cara.
Mas por que raios tenho que pagar 10% nos restaurantes? O funcionário já não recebe salário? Eu nunca recebi 10% a mais na remuneração de nenhum trabalho meu. Pelo contrário, sempre tive um monte de descontos no valor. Então por que o funcionário do restaurante tem que receber 10%? Ele merece comissão? Vendedores de lojas recebem 5 ou 10% (dependo do patrão), mas esse valor já está incluso no preço da mercadoria. Não pago 10% pelo serviço do vendedor. Então por que com comida não pode ser igual?
Resumo da ópera: funcionários de restaurantes parecem ser instruídos para constranger os clientes a pagar algo que não é obrigatório e para mim isto consiste em extorsão. Só espero que esses estabelecimentos percebam que, pior do que ser um consumidor de seu produto que não paga pelo serviço, é eu deixar de ser seu cliente e ainda levar comigo uma péssima imagem de sua marca.