sábado, 29 de agosto de 2009

Institucionalização da extorsão

A extorsão está sendo institucionalizada. Mas o que é extorsão?

É a prática de se conseguir dinheiro de alguém mediante a alguma ameaça implícita no discurso ou contexto, onde, caso a pessoa não ceda, ela pode sofrer violência ou constrangimento.

Isto já é algo tão frequente que as pessoas acham normal. E hoje não estou me referindo aos flanelinhas, que já invadiram todo o país. O post não é referente aos malditos guardadores de carros, mas sim aos estabelecimentos chamados restaurantes.

A primeira cena do filme Cães de Aluguel de Quentin Tarantino mostra os personagens em uma lanchonete discutindo a questão da gorjeta numa das mais belas filosofias de botequim já vistas.

Não é a primeira vez que acontece comigo. Fui a um restaurante, comi uma comida cara pra caralho, paguei o valor e o funcionário do estabelecimento disse que faltava X. Eu disse que estava certo. Ele insistiu que faltava X referente ao serviço. Perguntei se o serviço era obrigatório. Ele disse que não. Então eu disse que não pagaria o serviço. Ele perguntou o porquê e questionou se eu tinha sido mal atendido. Respondi que não (até o momento) e completei dizendo que eu não pagava serviço porque a comida já era suficientemente cara.

Mas por que raios tenho que pagar 10% nos restaurantes? O funcionário já não recebe salário? Eu nunca recebi 10% a mais na remuneração de nenhum trabalho meu. Pelo contrário, sempre tive um monte de descontos no valor. Então por que o funcionário do restaurante tem que receber 10%? Ele merece comissão? Vendedores de lojas recebem 5 ou 10% (dependo do patrão), mas esse valor já está incluso no preço da mercadoria. Não pago 10% pelo serviço do vendedor. Então por que com comida não pode ser igual?

Resumo da ópera: funcionários de restaurantes parecem ser instruídos para constranger os clientes a pagar algo que não é obrigatório e para mim isto consiste em extorsão. Só espero que esses estabelecimentos percebam que, pior do que ser um consumidor de seu produto que não paga pelo serviço, é eu deixar de ser seu cliente e ainda levar comigo uma péssima imagem de sua marca.

Um comentário:

  1. Sabe o que é?
    Brasileiro não dá valor a dinheiro.
    Se eu vou ao mercado e preciso de 1 tomate, só compro 1 tomate e o cara que pesa o produto fica me olhando de cara feia.
    Prá qualquer comerciante, um centavo deveria ter valor - e tem.
    Não dou gorjeta, não dou festinha de fim de ano prá carteiro ou licheiro, não.
    Isso tá me lembrando um feriadão em que a filhota que mora em Brasília veio a Petrópolis me ver e aproveitou prá comprar roupa aqui, que é boa e barata.
    Loja cheia e a vendedora dando ataque porque havia muita gente a atender.
    Perguntei se ela não gostava da comissão.
    E por aí vai.
    O dinheiro é desvalorizado e quem primeiro desvaloriza é quem presta serviço, por isso a comida cara que você comeu e pagou não vale como um "bem" pro comerciante - nem a gentileza do garçon não vale nada prá ele.
    Entendeu? Vale mesmo a extorsão.
    Por isso é que não aguento quem fica falando mal das falcatruas de governos - quando nem sei se o mal começa na ponta ou na base da pirâmide.
    Tudo é reflexo.
    Você tá muito certo.

    ResponderExcluir