segunda-feira, 25 de maio de 2009

Deuses Hindus


Tem certas coisas que nos dias de hoje se tornam piada devido a sua atemporalidade. Ser um ultra-direitista é tão ridículo quanto ser ultra-esquedista. Ser super conservador pode ser tão danoso quanto ser muito liberal. Enfim, em tempos de centrismo, ainda falta muito bom senso. As pessoas ainda não sabem pesar. E o assunto de hoje, em uma época em que começamos a dar uma importância a tópicos como ecologia, tolerância e solidariedade, são as cotas raciais.

Da mesma forma que é inaceitável conservadorismos medievais onde mulheres eram queimadas na fogueira ou coloniais onde negros eram escravizados, para mim é uma grande piada a questão atual das cotas raciais. Concordo que é importante discutir o assunto, mas o jeito como ele é colocado atualmente é o que está equivocado. O correto seria agregar e não segregar. O correto seria enxergar cada ser humano como ser humano e não como branco, amarelo ou preto.

Aí a justificativa é que os negros sofreram muito no passado por causa da escravidão e tals... concordo. Concordo que sofreram injustiças desumanas. Mas não acredito que seus descendentes mereçam indenização por isso. Da mesma forma, os judeus receberam uma bela "indenização" por terem sofrido nas mãos dos nazistas. Ganharam um Estado inteirinho só pra eles e vejam no que deu. Se seguirmos essa linha de raciocínio de indenizar os descendentes dos que sofreram no passado, teríamos que também punir os descendentes daqueles que causaram a dor de outros. Então os alemães estariam condenados. Como descendentes dos nazistas teriam que ter menos oportunidades de empregos, de estudos... enfim. É tudo uma questão de ponto de vista. Pela minha descendência italiana eu poderia ser condenado por ter o sangue dos conquistadores romanos. mas pela minha descendência indígena eu reclamo por cotas. Também tenho um pouco, quase nada de descendência francesa. Então eu poderia reclamar por mais espaço na sociedade, já que meus antepassados devem ter sofrido nas mãos de Napoleão. Mas pode haver quem diga que eu mereça ser punido, afinal, sou descendente do baixinho.

Em suma, sou anti-cotas raciais. Afinal, nós macacos, somos todos iguais.

2 comentários:

  1. Pra mim é bem simples: pobre tem de toda cor...

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Paulo, imagens é bom, mas viajar nos textos podem torná-las ainda melhores!!!

    bjos

    ResponderExcluir