quarta-feira, 22 de abril de 2009

Demo Cracia


Este é o post de número 100 deste blog, então ele não poderia ser algo morno ou sem impacto. Então já que é pra gerar pelo menos um pouco de polêmica, vou falar de política, religião e racismo... tudo junto.
.
Ao abrir o jornal hoje de manhã, estava estampada na primeira página uma foto de várias pessoas enroladas com bandeiras de Israel no local onde era o antigo campo de concentração de Auzchwitz, na Polônia. Era um ato para relembrar o Holocausto. Sempre utilizam essa máxima de que o que aconteceu com os nazistas não pode ser esquecido. Mas realmente, não há como esquecer, já que os judeus de Israel fazem o mesmo, ou pior, com os palestinos. Nunca entendi muito bem o que é ser judeu. Se é uma religião ou uma etnia. Na verdade é os dois. O presidente do Irã acusa Israel de racismo. E realmente o estado judeu é racista. Pois da mesma forma que os nazistas não só discriminavam, mas massacravam os judeus, os israelenses destróem os palestinos. Racismo não é só entre negros e brancos... é também entre brancos e judeus, assim como entre judeus e árabes. Hitler dizia que os judeus eram um perigo. Vendo o que eles estão fazendo com os palestinos, eu indago: Será que o maior vilão da história não tava certo?
.
Agora me deslocando geograficamente, vou falar de um astro do cinema do qual sou fã: Jackie Chan. O ator chinês, famoso por seus filmes de luta e comédia. O cara é um cupincha do governo de seu país, mas teve seu último filme censurado, pois tratava da máfia chinesa. Chan, utilizando de seu direito à liberdade de expressão, afirmou que os chineses precisam ser controlados e que não está certo se é bom ter liberdade sem controle. Ele liga a democracia adotada em Taiwan e Hong Kong ao caos. É a opinião dele, mas aí os acadêmicos já o criticaram e um deputado disse que seus comentários eram racistas... racistas onde? Ele falou que não gosta de negros, japoneses, judeus, índios, brancos, esquimós, japoneses, ou algo assim? Não. Então não viaja, senhor deputado. O político ainda continuou: "Os povos ao redor do mundo dirigem seus países. Por que os chineses não podem ter esse mesmo direito?" Que bobagem. Que povo que controla o próprio país? Isso é mais utópico que a Anarquia. Democracia existe, mas não significa poder nas mãos do povo. Enfim, a assessoria de imprensa do ator disse que as declarações foram tiradas de contexto. Mas é isso aí cara, tenha opinião e saia do senso comum.
.
Ufa... acho que por enquanto é só. Vamos continuar votando e acreditando que isso ajude em alguma coisa. Vamos continuar reclamando da corrupção no governo e não avisando o padeiro que ele errou no troco. Vamos continuar reclamando da administração pública e jogando papel de bala nas ruas. Vamos continuar dizendo que o presidente é burro... mas não vamos parar de evitar os livros. Afinal, a é escolha é nossa. Podemos fazer o que quisermos. Tudo o que quisermos.
.
P.S. Só espero que não apareça ninguém aqui com nível de leitura e compreensão limitados me chamando de racista.

7 comentários:

  1. Genial teu post, seu racista! Heeheh

    Especialmente o último parágrafo. Temos um triste hábito de só reclamarmos e não fazermos nada pra mudar, ou ainda, reclamar e agir exatamente como julgamos ser errado. Quando as pessoas descobrirem que todos nós fazemos parte do mundo e que as mínimas ações refletem nas máximas, aí sim teremos uma vida melhor e coerente.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho que arrumar meu título para votar e continuar acreditando que as coisas vão mudar pra melhor em todos os sentidos por causa disso, se não eu perco vários outros direitos. Muito legal Brazil!

    ResponderExcluir
  3. Parece que todo povo que luta radicalmente contra uma coisa, faz essa 'coisa' igual ou pior. E olha que Jesus era judeu e pregou uma filosofia completamente diferente para seu 'povo' segui-lo.

    Quanto à China... desde à reforma socialista eu tenho medo do que a capacidade do ser humano de tentar 'proteger' seu próximo pode destruir milhares de vidas.

    (adorei o blog, os posto li uns 10. Parabéns Paulo)

    ResponderExcluir
  4. Optaste por abordar assuntos complexos meu caro. Segue o link de um vídeo que pode ajudar a esclarecer alguma coisa.http://vimeo.com/2952453?pg=embed&sec=

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito Paulo!Assuntos profundos e que nos fazem refletir.Na verdade somos todos racistas,pois temos sempre algum preconceitozinho escondido lá no fundo...Quanto ao Jackie Chan sou fã absoluta dos filmes dele e acho que exageraram na dose...abraços e parabéns pelo centésimo post!

    ResponderExcluir
  6. eu li uma vez que o Jackei nas ceu com 12 meses ^^

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do ultimo paragrafo. E digo que reclamar é um habito do brasileiro, experimente trabalhar em um SAC que vc vai ver reclamações até por fios de cabelo quebrado. Porém tomar atitudes para mudar, para as pessoas continuar lendo e votar com conciencia isso ninguem faz. O que sabem fazer é querer processar todo mundo ou apontar os dedos ao demais. Agora fazer mudar???

    ResponderExcluir