terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Ilestina ou Pasrael?


Peguei o jornal Folha de São Paulo de hoje e vi na capa uma daqueles mini blocos de texto anunciando uma coluna sobre a guerra entre Israel e o Hamas e achei interessante. Fiquei um pouco surpreso pelo fato da coluna se encontrar no caderno Ilustrada, geralmente destinado à cultura e às artes. Mas tudo bem. João Pereira e Coutinho inicia seu texto "Mudar as palavras" falando que todo mundo tem uma opinião sobre o Conflito Israel-Palestina, que alguns têm a petulância de querer "ensinar" soluções sobre esse conflito que segundo ele dura 60 anos (acho que é mais, hein? Eu diria séculos... mas enfim...) e que não gastaria seu latim tentando convencer nenhum leitor sobre quem tem ou não tem razão nesse conflito.
Em seguida, o autor começa a contar uma história sobre um conflito imaginário entre Brasil e outros países da América do Sul. Depois pede que mudemos os nomes dos países e transportemos a fábula para a realidade atual, no Oriente Médio. Resumindo, João Pereira Coutinho defende Israel nesta ofensiva. Tudo bem.... é sua opinião... todo mundo tem uma. O problema é como ele termina a coluna:

"E tirem suas conclusões.
A ignorância tem cura. A estupidez é que não."

Quanta arrogância. Quer dizer que todo mundo que tem a opinião contrária à dele é estúpido ou ignorante? E quem ainda quiser se redimir e trocar de opinião deixa de ser ignorante, mas quem mantiver sua opinião é porque é estúpido? Me pareceu até um líder religioso dogmático discursando ou mesmo o próprio Messias. "Eu sou o caminho para a verdade, salvação e blá blá blá". Não sei se esse cara é judeu, mas com certeza é fundamentalista... mas afinal, quem não é?

8 comentários:

  1. putz os horoscopos nunca acertaram nada ao meu respeito.
    ainda o que funcionou foi este da numerologia pela data de NASC.

    e o I CHING já ouviu falar?

    oxi cada um tem sua opinião sobre guerras este assunto leva todo nossa saliva vamos falar até morrer e o bando de maluco que não entendo porque raiossss fazem guerra VÃO CONTINUAR SE MATANDO.

    ResponderExcluir
  2. Bom, eles precisam preencher as lacunas em seus jornais...dai colocam esses caras que se acham semi deuses pra vomitarem suas semi verdades. Tem que meter o pau mesmo..

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Como odeio guerra, tomara que o Obama acabe com isso ou será tão odiado quanto o Trush, aliás, Bush.

    ResponderExcluir
  4. bom, outro dia um cara me chamou de ignorante pq eu não sabia tudo o que o bush fez pelos muçulmanos... (argh...)
    eu não consigo entender esse conflitos e sei que são muito mais complexos do que sonha nossa vã filosofia! neste caso, então... estou muito mais preocupada com um amigo que está em Israel! rezo para que tudo fique bem, mas minha ignorância ante os fatos não me permite tomar partido... alguns jornalistas deveriam assumir suas ignorâncias também, leríamos menos besteiras!

    beijosssssssss

    ResponderExcluir
  5. Nem pensar, eu achei que ela não se enxerga ao ficar tirando fotos daquele jeito e resolvi postar.

    ResponderExcluir
  6. oh eu aqui de novo, dessa vezvim pra te avisar que estou dividindo um selo contigo.

    passa lá no exoticlic pra pegar
    ;D

    ResponderExcluir
  7. Se tem uma coisa que me incomoda é jornalista discaradamente tendencioso...

    ResponderExcluir
  8. Os jornalistas são extremamente tendenciosos. Defendem o Hamas como se fosse apenas o outro lado da questão. Dizem que a reação de Israel foi desproporcional - nisso sim têm razão... afinal, o Hamas lançou mais e 3.000 foguetes contra civis israelenses e Israel ainda não chegou a esse número - e colocam esses humanitários palestinos, que usam crianças e mulheres como escudo, no papel de pobres vítimas. Ainda têm o peito de chamar os judeus de nazistas!!!! Quando, na verdade, nazista é a mídia: tão anti-semita que apóia o terror. E viva o presidente do Irã! Esse pacifista.

    ResponderExcluir