sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Oscar


O título deste post não se refere ao inesquecível jogador de basquete Oscar Schmidt, nem àqueles peixinhos que algumas pessoas têm no aquário. Estou falando daquela cerimônia de premiação promovida pela academia de cinema americano, ou seja lá como ela se chama.

Fiquei vendo os indicados... e vi que o filme mais indicado foi o filme O curioso caso de Benjamin Button: 13 indicações pra esse lixo. É um filme bonito, cheiroso, colorido. Mas é um cocô. Não adianta pintar o cocô de dourado. Mesmo o melhor pintor poderá fazer com que ele pareça uma estatueta de ouro... mas ainda será um cocô. Enfim, Benjamyn Button não é de todo ruim... mas não passa de uma grande perda de tempo e de recursos para contar uma história onde não acontece nada. O protagonista não busca nada. Em nenhum momento nos surpreendemos. Mas enfim... o Oscar não é algo que determine se a obra ou o profissional é bom ou ruim. É tudo politicagem mesmo.


Por outro lado, fiquei feliz do novo filme do Batman ter ficado de fora do hall de indicados a melhor filme. Quase fui linchado ao criticar o cavaleiro das trevas, mas me sinto no direito. Sou leitor assíduo de Batman há 15 anos, apaixonado por filmes de heróis e quadrinhos, além de ator e crítico pentelho. E tipo, o novo filme do Batman pode ser qualquer coisa... menos Batman. Se fosse o Bruce Willis ali, atuando como o policial Mclane, eu até aceitaria.~Porque tava mais parecendo um Duro de Matar do que um Batman pela questão estética. Enfim, eu sei que o Oscar não tem credibilidade, na minha opinião... mas mesmo assim O Cavaleiro das Trevas não merecia a indicação. Para quem quer me linchar, espere um pouco que ainda não falei de Heath Ledger. O cara foi ovacionado por uma interpretação que na minha opinião foi medíocre. Aaron Eckhart fez melhor como Duas-Caras. Mas aí, porque o cara morreu, recebe uma indicação póstuma a melhor ator coadjuvante. Falam que ele ficou 1 mês trancado em um quarto de hotel criando trejeitos para o personagem. Na minha terra isso tem outro nome. Bom, morreu, né? Cada um é responsável por seus atos.

E Wall-e? Aquela maravilha? Não foi indicado a melhor filme. Continuou rebaixado à subcategoria "Filme de Animação". Menos importante. Simplesmente o melhor filme que vi ano passado. Sensacional, ousado, pós-moderno... eu poderia ficar elogiando essa obra por horas, discorrer sobre sua estética, seu roteiro, sua contextualização, seu pioneirismo. Mas prefiro falar mal do trabalho de Heath Ledger. Não foi ruim... foi mediano.

Pronto... podem começar a me xingar, Bat-bobos.

3 comentários:

  1. não vou proferir palavras de baixo calão aqui! rs... concordo que perto dos quadrinhos Batman é um lixo, mas... discordo sobre a interpretação de Heath Ledger! ele ganharia os prêmios mesmo que não tivesse morrido! assisti ao filme três vezes e ficava mais impressionada a cada uam delas! mas...

    wall-E eu não vi, mas não é meu estilo... cada um com seu cada qual! beijos e bom find's...

    ResponderExcluir
  2. Desde que a Gwineth Polttrow (sei la como escreve essa merda) ganhou o oscar, minha visão daquela cerimônia mudou muito. Decepção. Até o oscar é uma coisa vendida. Sim, existe um mundo paralelo para tudo e geralmente ele não faz girar muita grana, apenas grandes e puros talentos.

    ResponderExcluir
  3. discordo do cavaleiro das trevas achei filme muito bom,comparado a todos os outros batmans que já vi o filme é muito bom,mas queria mesmo falar do curioso caso de bejamin button.Meu Deus,vou ter que concordar com você e digo mais acho que está sendo bonzinho.O filme é muito ruim você da algumas risadas as vezes mas qual a moral do filme ver umas idiotas suspirando para o brad pitti,eu não gostei sai de lugar nenhum e foi lugar algum,o filme cansa em certo momento pensei Deus quando isso vai acabar o filme é cheio de cenas dispensáveis 13 oscars?parabéns mas de histórico mesmo para esse filme se eu fosse o diretor desejaria que ele fosse esquecido.O que mais me deixa irritada é que se o brad não fosse o ator principal do filme teria essa repercussão toda?não!
    O filme é horrível!!!!!!!!!!3 horas perdidas!
    Concordo sobre wall-e melhor animação que já vi junto com rei leão!

    ResponderExcluir