sábado, 25 de junho de 2011

Aguardando a minha Lomo

Há poucos dias atrás, mesmo pensando em fazer um curso de fotografia, eu não sabia da existência da lomografia. Então eis que a Dani Dias, doida por coisas vintage, me perguntou se eu queria uma Lomo de dia dos namorados. Eu gostei da idéias e estou aqui ansiosamente esperando a minha, que ainda não chegou.

Mas o que são essas máquinas Lomo e o que elas tem de diferente?

Resumindo a história, na época da Guerra Fria, um militar soviético do alto escalão se encantou por uma máquina fotográfica japonesa e quis que a URSS produzisse máquinas baratas parecidas com aquelas para que todos pudessem ter e que retratassem o modo de vida soviético, já que os americanos faziam isso. Surgiram então as Lomos. Tempos depois, já no início do anos 1990, dois vietnamitas, de viagem turística em Praga, tinha esquecido suas máquinas fotográficas. Acabaram comprando uma Lomo em um mercado de pulgas e, após revelarem suas fotos, tiveram uma surpresa agradável. As fotos saíram com cores harmonicamente saturadas... tudo isso muito antes do Photoshop. Aí as Lomos, antes restritas apenas ao cinturão vermelho, viraram febre no mundo todo.

Na era digital... vou revelar filmes.

P.S. Essa é uma versão bem coloquial da história da Lomo. Se você quer saber mais sobre ela, pesquise algum site confiável e com credibilidade.

Um comentário: