sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Cabresto Millenium


No início da nossa República, inventaram um trem chamado Voto do Cabresto. No nosso primeiro engatinhar de democracia, os votos ainda não eram secretos, de forma que os coronéis do nosso Brasil podiam fazer com que os eleitores pobrezinhos votassem em seus candidatos. De quem? Dos coronéis. E como os coronéis obrigavam as pessoas a votar em quem eles quisessem? Eles os coronéis. Através da coerção através da violência. Hoje em dia, com o voto secreto, fica infinitamente mais difícil de se comprar votos, de obrigar os outros a votarem em alguém... enfim. Mas ainda há técnicas, já que é possível, por exemplo, contar o número de votos em determinado candidato em uma determinada seção eleitoral e, a partir daí verificar se determinada comunidade, a que vota naquela determinada seção, votou direitinho, e então poder represaliar-la.

Nas faculdades de humanas, alguns estudam o Poder Simbólico de Pierre Bourdieu, um sociólogo ou filósofo francês que leu Marx e desenvolveu algo bacana a partir dele. Ele dizia sobre uma forma de poder onde nem dominado e nem dominador tomavam consciência da relação de opressão. Uma forma de poder não violenta. Uma forma de poder não violenta?

Hoje em dia é muito fácil encontrar pelos meios de comunicação ou mesmo pelos botequins da vida o voto em determinados candidatos sendo desqualificado. Quem vota em fulano é burro. Quem vota em sicrano é ignorante. Quem vota em beltrano é mal caráter.

Uma democracia justa garante o direito de qualquer pessoa votar em qualquer candidato pelo motivo que quiser, ainda que seja a falta de motivo. Democracia é a liberdade sem violência, seja ela física, seja ela simbólica.

Um comentário:

  1. É por isso que eu disse no meu blog para votarem no tiririca sim, se acharem que é certo. Pena que não sei fazer um blog bonito que nem o seu.

    ResponderExcluir