quinta-feira, 25 de março de 2010

O mito da sensibilidade artística


As pessoas costumam dizer clichês. Palavras soltas da boca pra fora que se tornam verdades porque foram ditas muitas vezes e sempre pareceram bonitas e verídicas. Entretanto, os clichês podem ser muito rasos e as vezes é necessário se aprofundar em sua essência para perceber sua nulidade.

Algumas vezes já fui criticado com o estúpido argumento "achei que você fosse um artista", referindo-se a minha suposta falta de sensibilidade em determinada situação. Mas por que as pessoas acham que todo o artista é sensível e todo o artista tem que ser sensível?

O artista deveria ser um viadinho que chora com qualquer coisa, entrega flores a todos e sempre tem uma palavra carinhosa para com os outros? Isto é sensibilidade?

Dizem que o grande pintor Salvador Dalí era um fascista e que apoiava a ditadura de Franco .. seja isso verdade ou não, ainda sim seu quadros são surrealmente geniais. O próprio Adolph Hitler pintava belas aquarelas. Ele não era um artista sensível para tal?

A sensibilidade não está apenas em cheirar uma rosa e sentir o seu aroma. Todo o ser humano é sensível. E sua sensibilidade se expressa também na raiva, na intolerância, na angústia, não loucura e principalmente na violência, seja ela física ou psicológica. O personagem do filme Perfume - A história de um Assassino era praticamente um animal embrutecido pela vida, mas tinha um olfato super apurado. Era um cara sensível. Tão sensível que chegava a matar em busca do perfume perfeito.

Todo o artista é sensível? Sim. Todo o ser humano é sensível? Sim, acho que praticamente todos. Só é preciso amolecer certas idéias petrificadas. Pois o dia que o libertário destronar o ditador, ele também se tornará um, pois se o libertário fosse realmente tolerante, ele respeitaria o modo de ser do ditador. E ditadores podem fazer arte. Autoritários podem criar coisas maravilhosas. E mentes ignorantes podem classificar meu discurso como fascista.

6 comentários:

  1. Psycho killer, Qu'est Que C'est, Fa fa fa fa fa fa fa fa fa far better, Run run run run run run run awaaaaaaaay

    O O O OOOOOOOooo aiaiaiaiaiiai

    ResponderExcluir
  2. faz outro post sobre o BBB10 pra eu entender o que aconteceu e quem é esse Dourado, por favor?! Brigada!

    ResponderExcluir
  3. A sensibilidade é como a beleza: todos a tem, mas a medida é diferente.

    ResponderExcluir
  4. Gostei de você falar que a sensibilidade também se expressa na dor, na raiva e na loucura.

    Acho que o problema existe quando as pessoas estão tão embrutecidas que não percebem a poesia do suave só porque este requer mais atenção e dedicação.

    Pra mim é nesse embrutecimento (na falta de paciência, julgamentos rápidos, etc) que reside a falta de sensibilidade artística.

    É como o anônimo aí de cima falou: todos tem sensibilidade, mas em algumas pessoas a gente precisa procurar muito pra conseguir encontrar, rs.

    ResponderExcluir
  5. mas a sensibilidade artistica é isso mesmo que vc falou. Nao importa qual o sentimento, um artista sensivel é aquele que capta e consegue transmiti-lo a outras pessoas, seja este sentimento amor, raiva, ou qualquer outro. todas as pessoas sao capazes de sentir é claro, mas a sensibilidade artistica é dada à aqueles que conseguem expressa-la melhor.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir