segunda-feira, 1 de março de 2010

Ano Apocalíptico

Meu Deus... que ano é esse? O final do ano passado já não foi muito legal pra mim, mas pro mundo, a virada foi extremamente apocalíptica. Em São Paulo ficou chovendo sem parar, assim como em muito outros lugares do Brasil. Inundações, desmoronamento e mortes. Lá em Angra dos Reis o negócio ficou feio, assim como São Luís do Paraitinga. No Haiti um terremoto destrói o país que já estava destruído há muito tempo. Tempestades na Europa. Alertas de Tsunami no Japão e Hawai. E agora, terremoto no Chile.

São apenas alguns dos principais casos dentre tantos. O que está acontecendo com o mundo? Como diria Raulzito: pare que eu quero descer.

Em 2007 estive no Chile. Passei por Santiago, Talcahuano, Concepción, Valdivia, Viña del Mar, Puerto Montt... alguns desses lugares foram muito afetados pelo terremoto. Conheci gente por lá... e agora, o país está em ruínas. Triste. Que ano é esse? Que mundo é esse? O que está acontecendo com o mundo?

Filmes de catástrofes mundiais apocalípticas se tornam cada vez mais verossímeis e realistas. A arte imita a vida ou a vida imita a arte?

Todo final de ano temos os especiais jornalísticos que fazem a retrospectiva do ano. O de 2010 em particular estará recheado de conteúdo. Um conteúdo nada agradável. Morte e destruição.

Seria adequado citar aquele clichê de que o mundo nos está devolvendo o que demos a ele? Não sei... só acho que está na hora de recomeçar...

Um comentário:

  1. Difícil...espero que não fique assim o ano inteiro. Mas é fato que a cada ano a natureza parece reagir mais as coisas que vem sofrendo...

    ResponderExcluir