quinta-feira, 13 de maio de 2010

Créditos Devidos


Quando vou ao cinema, gosto de ver o filme desde o começo... mas quem é que não gosta? Alguém gosta de pegar o filme já começado? Não. Mas o engraçado é que quase ninguém aguenta assistir até o final. Porque eu considero os créditos como parte integrante do filme. Aqueles letreiros que sobrem não estão lá a toa. Mas quase ninguém se dá conta.

Depois que, na minha infância, assisti o filme Curtindo a Vida Adoidado, cujo estilo de exibição dos créditos é pioneiro, nunca mais deixei de ver os letreiros finais de um filme, seja esperando alguma piadinha, alguma cena final, seja por respeito àqueles que tornaram possível a produção daquela obra. Ainda que o filme não me agrade, é uma parabenização pelo esforço dos profissionais.

A televisão aberta fez questão de abolir a exibição de créditos. Mas o que poderíamos esperar deles? Cortam cenas importantes e cruciais de películas comprometendo sua narrativa. Mas não assistir os créditos comprometem a narrativa? Não sei, só assistindo pra ver.

Já tive casos em que tive que mandar o espectador da frente se abaixar para que eu pudesse assistir a ceninha extra que acontecia durante os créditos, afinal, o babaca tava se levantando pra ir embora, viu que tinha mais cena, e ficou lá em pé assistindo na minha frente. Pior ainda é a atitude de alguns cinemas, que acendem as luzes durante os créditos. Tudo bem que os babacas precisam ver o caminho da saída, mas eles não conseguem ir ao banheiro durante o filme enquanto está escuro? E é preciso encontrar um meio-termo, afinal, se as luzes estiverem muito altas, sequer consigo ler os créditos.

Neste final de semana foi diferente. Fui assistir ao filme Homem de Ferro 2 e percebi que um monte de gente ficou esperando os créditos. Eram nerds. Muito espertos. Já perceberam que filmes da Marvel Comics sempre tem ceninha final após a exibição dos créditos.

2 comentários:

  1. tenho muito medo dessa cena do Mickey Rourke em mônaco...levar uma chibatada dessas deve doer.

    ResponderExcluir
  2. Ou seja....segue a dica para eu ficar até o final e ver....afinal eu sou um babaca...hahahahaha
    abs
    Paulo

    ResponderExcluir