sexta-feira, 26 de junho de 2009

A morte de uma lenda viva


Há um ditado que diz que não se pode ver tudo preto ou branco... afinal, existe uma grande área cinza no meio. E o dia de hoje amanheceu bastante acinzentado. Frio, melancólico. Michael Jackson era um cara que não via tudo preto ou branco. Para ele, você podia ser seu amigo, seu irmão, seu amor... não importa se fosse branco ou negro.



O cara era um neguinho bonitinho e começou a cantar e dançar já aos 5 anos de idade, pois ele tinha um pai repressor que dizia: "Ou ensaia, ou apanha"... Na verdade era mais pra "Ou acerta, ou apanha." Então o jovem Michael já aprendeu logo cedo e junto com seus irmãos a não errar. Os cinco meninos (que as vezes eram 6) mostravam um talento precoce impressionante e Michael, o destaque entre eles, se mostrou um gênio. Cresceu e não se deixou estigmatizar com a alcunha de artista mirim. Se tornou um dos maiores artistas de todos os tempos.





Aos meus 27 anos de idade, pude dizer que ele fez parte da minha infância, passada nos anos 80. Foi nessa década que explodia em criatividade que ele estourou e se tornou uma entidade. Eu tinha medo do clipe Thriller, assim como muitos da minha geração. Já tive LP, K7, CD, DVD e MP3 dele. Já tentei imitar os passinhos. Assisti o filme Moonwalker no SBT e a série sobre a vida dos Jacksons na Globo e também o desenho animado. Sempre acreditei na inocência dele e ansiava pelo seu retorno.



O fato é que essa morte repentina não me surpreendeu. Não me chocou. Afinal, Michael já tinha começado a morrer no início da década de 90, quando lançou o álbum Dangerous e iniciaram-se as acusações de pedofilia contra ele. Pela primeira vez ele aparecia branco, apesar de no álbum Bad, o anterior, ele já estar bem desbotado. A partir daí, não deixaram o cara em paz. Não o deixaram trabalhar e ele foi se tornando cada vez mais bizarro, mais polêmico. Mas o mito continuou.


O cara teve o disco mais vendido de todos os tempos. Não podemos esquecer disso. Era um artista completo: cantor, compositor, instrumentista, dançarino, coreógrafo, ator, produtor, diretor, empresário... Reinventou não apenas a Black Music, mas a música em geral. Figurinos sensacionais e uma imagem extravagante que transforma um bom artista em uma figura mítica. O título era de Rei do Pop, mas segmentar dessa forma seria no mínimo injusto. É difícil até qualificar do que ele era Rei, afinal sua arte não precisa ser limitada ao campo da música e do ritmo. Ele era imagem, atitude, polêmica, transgressão.

Foi amigo e parceiro musical do ex-Beatle Paul McCartney na juventude e depois ficaram brigados, já que Michael comprou os direitos autorais das músicas dos Beatles após o amigo sugerir que investisse nesse tipo de mercado. Recentemente, estavam fazendo as pazes... mas parece que não deu tempo de vermos os dois juntos novamente. Outro dia vi um comentário esdrúxulo no programa Caldeirão do Huck que os Jonas Brothers eram um fenômeno tão estrondoso que podiam ser comparados aos Beatles. Ridículo. Mas Michael, esse sim podemos comparar a Mozart, Beethoven ou aos próprios Beatles. Na verdade ele era incomparável. Foi uma das maiores contribuições musicais de todos os tempos. Marcou não apenas uma década, ou uma geração, mas escreveu seu nome na história.


Não preciso nem dizer que sou fã, ?

3 comentários:

  1. Acho que hoje, mais do que nunca, ele se tornou eterno. Descanse em paz Michael.

    ResponderExcluir
  2. Não precisa ser fã pra admitir a parcela de contribuição que o Michael Jackson prestou à música. Impossivel não falar, escrever ou ouvir a respeito nestes dois ultimos dias.
    Como postei no meu blog, entristeço-me ligeiramente com inversão da ordem das coisas. Ironicamente a morte vai lhe trazer o prestigio que lhe é de direito, sua música, enfim, vai ser reconhecida frente à sua vida...é o que parece.

    ResponderExcluir
  3. Oi, paulo, tentei deixar um recado pra vc no seu orkut, mas a entidade orkut me considerou um spam, entaum, vou postar aqui msmo:

    "Oi, Paulo...vi vc na comunidade do concurso da sma, que vc passou em educ ambiental, desculpa invadir seu orkut, mas como prestei para educ tb e naum passei dentro das vgs, gostaria de saber, se o pouco tempo que vc está la dentro, se dah pra perceber se chamarão outros educadores durante a validade do concurso.Se dah pra eu ficar com uma pontinha de esperança, rs.Obrigada e desculpa incomodá-lo, deve ter muita gente aporrinhando quem passou, com essas perguntas..rs"

    Abraço

    Sou a Moa da Comunidade : concurso especialista Sma

    Desculpe a invasão!!

    ResponderExcluir