quinta-feira, 25 de março de 2010

O mito da sensibilidade artística


As pessoas costumam dizer clichês. Palavras soltas da boca pra fora que se tornam verdades porque foram ditas muitas vezes e sempre pareceram bonitas e verídicas. Entretanto, os clichês podem ser muito rasos e as vezes é necessário se aprofundar em sua essência para perceber sua nulidade.

Algumas vezes já fui criticado com o estúpido argumento "achei que você fosse um artista", referindo-se a minha suposta falta de sensibilidade em determinada situação. Mas por que as pessoas acham que todo o artista é sensível e todo o artista tem que ser sensível?

O artista deveria ser um viadinho que chora com qualquer coisa, entrega flores a todos e sempre tem uma palavra carinhosa para com os outros? Isto é sensibilidade?

Dizem que o grande pintor Salvador Dalí era um fascista e que apoiava a ditadura de Franco .. seja isso verdade ou não, ainda sim seu quadros são surrealmente geniais. O próprio Adolph Hitler pintava belas aquarelas. Ele não era um artista sensível para tal?

A sensibilidade não está apenas em cheirar uma rosa e sentir o seu aroma. Todo o ser humano é sensível. E sua sensibilidade se expressa também na raiva, na intolerância, na angústia, não loucura e principalmente na violência, seja ela física ou psicológica. O personagem do filme Perfume - A história de um Assassino era praticamente um animal embrutecido pela vida, mas tinha um olfato super apurado. Era um cara sensível. Tão sensível que chegava a matar em busca do perfume perfeito.

Todo o artista é sensível? Sim. Todo o ser humano é sensível? Sim, acho que praticamente todos. Só é preciso amolecer certas idéias petrificadas. Pois o dia que o libertário destronar o ditador, ele também se tornará um, pois se o libertário fosse realmente tolerante, ele respeitaria o modo de ser do ditador. E ditadores podem fazer arte. Autoritários podem criar coisas maravilhosas. E mentes ignorantes podem classificar meu discurso como fascista.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Censura de fato


CENSURA
SEM SURRA
CEM SURRAS

Deletei um comentário ontem de alguém incapaz de perceber a ironia e o humor em meus posts e opinar de forma construtiva. Pensei em colocar o título deste post como Pseudo-censura, mas pseudo significa falso e o que eu fiz foi de fato uma censura. Sim, exerci meu poder de reprimir uma expressão o qual julguei desnecessária. Ah... as vezes é bom ser ditador... ainda que apenas dentro do meu próprio blog. Mas é meu direito... afinal o blog é meu.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Carisma não se compra...


Eu até ia escrever alguma coisa, mas a foto já diz tudo...

terça-feira, 16 de março de 2010

20 anos de Plano Collor


Me informei hoje pelo maior e mais eficiente veículo de comunicação da atualidade, o Twitter, que hoje faz 20 anos que o então Presidente da República lançou o Plano Collor.

Fernando Collor de Melo, que foi eleito presidente em 1989, anunciou o Plano Collor em 16 de março de 1990. Uma de suas estratégias para ganhar a campanha foi dizer que o adversário confiscaria as poupanças da população. Lula, o atual presidente, era esse adversário. Collor ganhou e confiscou o dinheiro do povão.

Foi o presidente mais jovem eleito... também era bonitão e dizia ter aquilo roxo... machão. Dizia que ia caçar os marajás e acabar com a corrupção, mas seu governo teve tantas denúncias calhordices que ele sofreu impeachmeant.

E depois dizem que o Lula é ditador, que o Lula é corrupto, que o Lula é ladrão... experimentem... votem em outro bonitão... xi... se bem que dessa vez tá difícil...

quarta-feira, 10 de março de 2010

Chuck Norris - 70 anos


Hoje é aniversário de 70 anos de Chuck Norris. Pasmem... 70 anos. O cara que foi pupilo de Bruce Lee e fez grandes filmes de luta que marcaram minha infância e adolescência já está se tornando um ancião. Mas muito antes disso ele já era um mestre. Ainda novinho e sem barba, fez o vilão no filme de seu mentor que arranca os cabelos de seus peitos em uma cena antológica do filme "O Vôo do Dragão". Tudo bem que Bruce Lee lutava Kung Fu e Chuck Norris karatê... mas mestre é mestre... e agora Chuck Norris é o mestre supremo, principalmente na internet onde, por ser casca grossa, ele é uma entidade superpoderosa que possui várias frases de efeito do tipo:

"Quando Chuck Norris faz flexão ele não levanta o corpo, e sim empurra o planeta terra."

"Chuck Norris jogou roleta russa com um revólver totalmente carregado e ganhou."

"Chuck Norris não usa relógio. Ele decide que horas são."

Teve também um filme em que ele tomava um soco de um bandido e perguntava: "Isso é um soco?"... dava um murro que fazia o bandido voar e depois concluia: "Isto é um soco."

Vida longa a Chuck Norris.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Porra, Maneco...


A atual novela das 8, que começa as 21h e se chama Viver a Vida, é simplesmente um lixo.

Antes que venha algum pseudo-intelectual dizer que toda novela é um lixo, que televisão é um lixo, que BBB é um lixo... antes que venha algum metido a alternativo com um papinho de indústria cultural... antes que venha algum iletrado dizendo que prefere um livro do que televisão, que prefere filme iraniano do que Hollywood, permita-me deixar um recado:

cagando pra vocês!!!

Tem novela boa pra caralho, tem coisa na televisão sensacional, BBB é um reality show revolucionário e esta é a minha opinião.

O fato é que a novela do Manoel Carlos é ruim. E isso não sou eu que digo e nem esse monte de malas que odeiam televisão. Quem reprova a dramaturgia manequística é o próprio público amante de novelas.

Mas então por que será que a Globo não acaba logo com essa porcaria? Por que não aposentam logo esse velho que acha que o José Mayer só serve para atuar no papel de garanhão? Bom... isso não sei explicar... mas ainda bem que a novela tá terminando e logo começa o BBB...

Ai ai... lixo cultural... como me divirto... como sou feliz.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Esbosso


Quando ninguém está olhando, aproveito para fazer um rápido esboço do meu patrão com a tablet... Sim... é ele... o GOV de SP... talvez o futuro manda-chuva do país... Até que ficou simpático no desenho, não é? Apenas no desenho...

terça-feira, 2 de março de 2010

Debutante Canina


Hoje seria aniversário da minha cachorra Milú.

Ela, que nos deixou no dia 28 de dezembro, faria 15 anos de vida.

Muitas vezes não me lembrei desta data, algumas outras sim. O último, no ano passado, eu lembrei. Talvez porque soubesse que poderia ser o último.

Mas o que é uma data, um número, um dado perto daquilo que realmente importa? O poder tocar, o poder estar junto, e que agora tanto faz falta.

Fica nas lembrança a textura de seus pelos, suas garras e presas, as almofadinhas embaixo de suas patas. Seu olhar, sua boca... seu calor. Suas atitudes.

É triste e doloroso tentar recorrer às lembranças pra tentar reviver essas sensações. É impossível reproduzir o que já foi.

Se tiro alguma conclusão disso? Nenhuma. Talvez por enquanto.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Ano Apocalíptico

Meu Deus... que ano é esse? O final do ano passado já não foi muito legal pra mim, mas pro mundo, a virada foi extremamente apocalíptica. Em São Paulo ficou chovendo sem parar, assim como em muito outros lugares do Brasil. Inundações, desmoronamento e mortes. Lá em Angra dos Reis o negócio ficou feio, assim como São Luís do Paraitinga. No Haiti um terremoto destrói o país que já estava destruído há muito tempo. Tempestades na Europa. Alertas de Tsunami no Japão e Hawai. E agora, terremoto no Chile.

São apenas alguns dos principais casos dentre tantos. O que está acontecendo com o mundo? Como diria Raulzito: pare que eu quero descer.

Em 2007 estive no Chile. Passei por Santiago, Talcahuano, Concepción, Valdivia, Viña del Mar, Puerto Montt... alguns desses lugares foram muito afetados pelo terremoto. Conheci gente por lá... e agora, o país está em ruínas. Triste. Que ano é esse? Que mundo é esse? O que está acontecendo com o mundo?

Filmes de catástrofes mundiais apocalípticas se tornam cada vez mais verossímeis e realistas. A arte imita a vida ou a vida imita a arte?

Todo final de ano temos os especiais jornalísticos que fazem a retrospectiva do ano. O de 2010 em particular estará recheado de conteúdo. Um conteúdo nada agradável. Morte e destruição.

Seria adequado citar aquele clichê de que o mundo nos está devolvendo o que demos a ele? Não sei... só acho que está na hora de recomeçar...